Bilhete Único Estudante SPTrans

O Bilhete Único Estudante pode ser solicitado por alunos de escola particular e pública. Porém ele deve estar matriculado em uma das modalidades de ensino ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e profissionalizante, ensino superior e tecnológico.

Os alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior e EJA (Educação de Jovens e Adultos), de escolas públicas e privadas, terão as cotas de gratuidade e meia-tarifa , de acordo com a SPTrans.

Após a solicitação, as instituições devem enviar os dados de matrículas dos alunos que terão aulas presenciais.

Sendo eles da rede pública municipal, estadual ou federal desde que os cursos sejam devidamente autorizados e oficialmente reconhecidos.

Para a realização do bilhete, é necessário pagar uma taxa de R$ 30,80 em boleto, que pode ser gerado na página do estudante no site da SPTrans. O cartão é enviado à escola em até 20 dias após o pagamento.

Para evitar deslocamentos desnecessários, os estudantes também podem pedir a entrega do bilhete na própria residência, basta solicitar o serviço na aba de documentos do estudante, também no site da SPTrans.

O benefício permite realizar até quatro viagens, em um espaço de tempo de até duas horas, pagando somente uma passagem.

SPTrans

A  Lei nº 13.241  formaliza os serviços da SPTrans e considera que o poder público está representado pela Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes. Assim, a São Paulo Transporte S/A (SPTrans) se constitui como uma empresa de economia mista cujo acionista majoritário é a Prefeitura de São Paulo.

Passo a Passo – Solicitar o Bilhete Único Estudante👨🏻‍🎓

Passo a passo para solicitar o Bilhete Único de Estudante

PASSO 1 – Entre no site clicando aqui e cadastre-se informando seu RG e CPF, além de enviar foto digitalizada recente no formato requerido pela SPTrans

PASSO 2 – Após cadastrar todos os dados, entre na sua conta com número de CPF e RG ou com e-mail e a senha cadastrada

PASSO 3 – Aguarde que a foto cadastrada seja aprovada pelo sistema da SPTrans (prazo máximo de 72 horas)

PASSO 4 – Selecione a opção “Estudante” e depois “Solicitção do benefício”

PASSO 5 – Uma página será aberta mostrando as informações pessoais do aluno como: Escola (onde deve constar sua escola), nome, RG, ano letivo, etc. No campo “Local de Retirada” deve ser selecionado a opção “Escola”

PASSO 6 – Essa solicitação irá gerar um boleto que pode ser pago também nos terminais da SPTrans.

A lista com endereços e horários de funcionamento dos terminais estão disponível no site da SPTRANS

 

Vale Transporte

Para estudantes que possuem Passe Livre e Vale Transporte há uma ordem pré-estabelecida para efetuar os descontos na catraca.

Dessa forma você deve estar atento à ordem em que ocorrem os descontos:

1º Vale Transporte  2º Estudante (1/2 passagem ou gratuidade); 3º Comum (Tempo/Dinheiro)

No caso de não constar saldo em nenhuma das carteiras (VT, Estudante ou Comum) o usuário deve pagar a tarifa integral em dinheiro para o cobrador e não poderá usufruir de nenhum benefício concedido pelo uso do Bilhete Único.

 

Como fazer a recarga para o Bilhete Estudante 🎓?

Você pode comprar nos guichês dentro das estações de metrô. Basta apresentar o Bilhete Único de Estudante ao atendente e comprar a quantidade desejada até o limite estabelecido. O máximo de compras que você pode fazer no mês são 15.

Você também pode comprar suas cotas online pela loja virtual da SPTrans ou pelos aplicativos homologados pela SPTrans.

É possível ainda comprar créditos teclando *32245.

Por fim, correntistas do Banco do Brasil podem comprar créditos utilizando o cartão de débito mas máquinas de autoatendimento ou por meio de aplicativo ou site do próprio banco.

SP Trans Estudante Passe Livre

Para que o estudante possa solicitar o passe livre ele deve estar em uma desses níveis educacionais: ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante

E principalmente ser aluno de instituição da rede pública municipal, estadual e federal. Tendo portanto direito automático ao passe livre pela simples presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.

Para mais informações leia a matéria SP Trans e tire todas as suas dúvidas

Bilhete Único – Consulta Saldo ?

Atualmente (e infelizmente) ainda não é possível consultar o saldo do Bilhete Único via computador (PC). 

O site da SPTrans ainda não disponibilizou esse serviço online completo para consultar o saldo de Bilhete Único.

No site da SPTrans, você poderá apenas verificar a situação do cartão ou fazer uma nova solicitação. O acesso é feito por meio do número do cartão ou do CPF.

A funcionalidade permite que o passageiro verifique online o tipo de cartão que possui (Vale Transporte, Comum, Estudante, Idoso), sua validade e data de emissão.

O serviço permite ainda ter acesso ao status do Bilhete Único, que poder estar ativo ou inativo. Caso o cartão apresente a segunda opção, o cartão pode estar danificado, ter sido cancelado ou até mesmo bloqueado.

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site da SPTrans e clicar no banner Consulte a Situação do Seu Bilhete Único.

Na aba que se abrir, será necessário inserir o número do cartão ou, na ausência deste, o CPF do titular do benefício, além de concordar com os termos de uso do site.

A partir daí, a próxima tela mostrará todos os bilhetes atrelados ao usuário dono do CPF e seus atuais status.

A ferramenta, porém, não parece mostrar os créditos disponíveis no cartão. Este dado, especificamente, ainda pode ser acessado por meio dos terminais de ônibus, em qualquer ponto de recarga ou leitor de cartão no local.

Consulta Saldo no interior dos ônibus

Além de realizar recargas, o equipamento também permite consultar o saldo do cartão. Atualmente, existem 200 equipamentos de recarga operando nas plataformas e acessos dos terminais de integração.

Como Consultar o Saldo via Aplicativo (app) do Bilhete Único?

Para consultar o saldo bilhete único online através do aplicativo, é necessário primeiro instalar o aplicativo Ponto Certo em seu celular.

Para isto, basta ir até a loja de aplicativos do seu aparelho (Google Play ou APP Store), ou no site do Ponto Certo https://bilheteunico.redepontocerto.com.br/ para fazer o download do app.

Depois de instalar o APP em seu celular, o próximo passo é fazer o seu cadastro (caso você ainda não seja cadastrado no sistema.) Com o cadastro já concluído, você deve clicar na opção “consultar saldo” e em seguida, posicionar o seu cartão na parte de trás do celular. Em seguida, o saldo deverá aparecer na tela.

SPTrans – Contato & Telefone 📞

Utilize o telefone 156

Neste número você também pode fazer reclamações ou relatar problemas

 

Mais Informações:
sobre Bilhete Único – clique aqui
sobre Bilhete Único de Estudante – clique aqui