Bilhete Único SPTrans – App Consultar Saldo Aplicativo

O Bilhete Único é um cartão que armazena créditos eletrônicos monetários e temporais para pagamento de tarifas no Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, gerenciado pela SPTrans, e o Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM).

Com ele você faz até 4 embarques em ônibus diferentes, no período de 3 horas.

Qualquer pessoa acima de 6 anos que tenha RG e CPF próprios pode solicitar o Bilhete Único. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

⚠️ Importante: O Posto Central da SPTrans não atende sem agendamento prévio. Os serviços que necessitam do atendimento presencial estão disponíveis para agendamento no site de atendimento digital

O cartão do Bilhete Único é válido para uso por até 5 anos. O cartão será de uso pessoal e intransferível.

O prazo máximo de validade dos créditos eletrônicos no conforme legislação vigente é de 5 anos, para créditos e cotas adquiridas até 22/03/2019; e 1 ano, para créditos e cotas adquiridas após 22/03/2019.

No Bilhete Único será personalizado  parte das informações apresentadas no cadastrado será impressa no Bilhete Único como o nome, CPF e nº do cartão.

 

B.U. Personalizado pode ser utilizado para créditos dos tipos Vale-Transporte e/ou Comum.

O Bilhete Único Personalizado permite fazer recargas de créditos eletrônicos monetários (com possibilidade de realizar até 4 embarques em ônibus diferentes em 3h para créditos dos tipos Comum e Vale-Transporte, com o pagamento de 1 tarifa vigente)

O Bilhete Único Personalizado pode utilizar o Bilhete Amigão, além de poder validar o cartão na catraca, por até duas vezes, quando estiver sem saldo, desde que a última recarga de crédito Comum tenha sido feita em valor igual ou maior que 4 tarifas vigentes.

O Bilhete Único Personalizado o também permite fazer recarga de cotas de tempo, com possibilidade de realizar até 10 viagens/dia.

Bilhete Único NÃO Personalizadoaceita apenas créditos do tipo Comum, não aceita recarga de cotas de tempo, nem créditos de Vale-Transporte e não oferece os demais benefícios do Bilhete Único personalizado.

 

Como faço para adquirir um Bilhete Único?

Faça o cadastro do Bilhete Único pelo site da SPTrans.

Passo a passo para fazer ou atualizar o cadastro:

• Acesse o site sptrans.com.br/cadastro
• Crie login e senha para acesso
• Preencha o formulário com RG e CPF
• Confirme ou atualize seu endereço
• Envie os picagens (opção de tirar foto e enviar).
• Após a conclusão do cadastro e aprovação da foto (tudo online), escolha opção para receber em casa ou escolher a opção de retirar em um Posto de Atendimento, receber em 28 terminais.
• Nos terminais Parque D. Pedro II e Lapa, é possível agendar um horário e dia para retirada do novo cartão, a partir de 19 de janeiro.

Após preencher o cadastro, sem deixar pendências, retire o cartão em um Posto de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais da SPTrans funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana). Apresente um documento de identidade, com data de emissão de até dez anos, para retirar o cartão.

⚠️ SPTrans informa! O Posto Central não atende sem agendamento prévio. Os serviços que necessitam do atendimento presencial estão disponíveis para agendamento no site de atendimento digital

 

Bilhete Único – Consulta Saldo ?

Atualmente (e infelizmente) ainda não é possível consultar o saldo do Bilhete Único via computador (PC). 

O site da SPTrans ainda não disponibilizou esse serviço online completo para consultar o saldo de Bilhete Único.

No site da SPTrans, você poderá apenas verificar a situação do cartão ou fazer uma nova solicitação. O acesso é feito por meio do número do cartão ou do CPF.

A funcionalidade permite que o passageiro verifique online o tipo de cartão que possui (Vale Transporte, Comum, Estudante, Idoso), sua validade e data de emissão.

O serviço permite ainda ter acesso ao status do Bilhete Único, que poder estar ativo ou inativo. Caso o cartão apresente a segunda opção, o cartão pode estar danificado, ter sido cancelado ou até mesmo bloqueado.

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site da SPTrans e clicar no banner Consulte a Situação do Seu Bilhete Único.

Na aba que se abrir, será necessário inserir o número do cartão ou, na ausência deste, o CPF do titular do benefício, além de concordar com os termos de uso do site.

A partir daí, a próxima tela mostrará todos os bilhetes atrelados ao usuário dono do CPF e seus atuais status.

A ferramenta, porém, não parece mostrar os créditos disponíveis no cartão. Este dado, especificamente, ainda pode ser acessado por meio dos terminais de ônibus, em qualquer ponto de recarga ou leitor de cartão no local.

Consulta Saldo no interior dos ônibus

Além de realizar recargas, o equipamento também permite consultar o saldo do cartão. Atualmente, existem 200 equipamentos de recarga operando nas plataformas e acessos dos terminais de integração.

Como Consultar o Saldo via Aplicativo (app) do Bilhete Único?

Para consultar o saldo bilhete único online através do aplicativo, é necessário primeiro instalar o aplicativo Ponto Certo em seu celular.

Para isto, basta ir até a loja de aplicativos do seu aparelho (Google Play ou APP Store), ou no site do Ponto Certo https://bilheteunico.redepontocerto.com.br/ para fazer o download do app.

Depois de instalar o APP em seu celular, o próximo passo é fazer o seu cadastro (caso você ainda não seja cadastrado no sistema.) Com o cadastro já concluído, você deve clicar na opção “consultar saldo” e em seguida, posicionar o seu cartão na parte de trás do celular. Em seguida, o saldo deverá aparecer na tela.

Consulta de saldo presencial, como fazer?

 

Onde fazer Recarga para o Bilhete Único?

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou, para os passageiros do sistema de transporte coletivo de São Paulo, a opção de realizar a recarga do Bilhete Único diretamente no interior dos ônibus municipais.

RECARGA NO INTERIOR DO ÔNIBUS

As máquinas de recarga com a funcionalidade já estão instaladas em 334 ônibus superarticulados rodando em todas as regiões da cidade.

O terminal de recarga está localizado sempre na parte dianteira do veículo, antes do validador (catraca), permitindo que a compra e a recarga do crédito possam ser feitas durante a viagem.

Para carregar o cartão, o usuário deverá fazer a compra de crédito pelos meios eletrônicos disponíveis, como aplicativos para celular e a Loja Virtual da SPTrans.

Logo após a compra do crédito, basta encostar seu cartão no terminal de recarga para baixar os créditos no bilhete.

Quem quiser comprar com dinheiro pode fazê-lo na Loja Virtual da SPTrans, pagar o boleto na rede bancária e aguardar 24 horas para ter liberada a recarga do cartão.

No caso dos aplicativos para celular, a disponibilização dos créditos é imediata.

Os estudantes que possuem passe livre também poderão usar normalmente os novos equipamentos para suas recargas, a exemplo do que fazem atualmente nas máquinas existentes.

Além de realizar recargas, o equipamento também permite consultar o saldo do cartão. Atualmente, existem 200 equipamentos de recarga operando nas plataformas e acessos dos terminais de integração.

RECARGA COM APLICATIVOS

Os usuários do transporte público de São Paulo passaram a contar, com novos aplicativos para recarga do Bilhete Único.

Coloque créditos no:
– Bilhete Único Comum
– Estudante/Professor
– Diário
– Mensal
– Celular pré-pago

Além disso, você também pode:
– Inserir créditos em seu celular pré-pago de todas as operadoras.
– Pagar com cartão de crédito, boleto ou transferência bancária.
– Ver o seu saldo no app, se o seu celular possuir a tecnologia NFC compatível com o Bilhete Único.
– Gerenciar mais de um cartão de transporte.
– Pagar taxa de renovação de estudante.

São eles o Moovit e o Conta Super. O aplicativo Zuum também efetua a recarga. Já o aplicativo da Rede Ponto Certo foi atualizado e agora permite novas formas de recarga.

VER SALDO VIA APLICATIVO

Para ver o saldo do Bilhete Único no app, o NFC do seu celular precisa ser do fabricante NXP. Infelizmente, se ele não for desse fabricante, não é possível fazer a leitura do Bilhete Único (mesmo se seu aparelho tenha NFC).

Confira aqui quais são os aplicativos homologados pela SPTrans.

 

SPTrans – Contato & Telefone 📞

Utilize o telefone 156

Neste número você também pode fazer reclamações ou relatar problemas

 

Mais Informações:
sobre Bilhete Único – clique aqui
sobre Bilhete Único de Estudante – clique aqui