Cartão BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano

O Cartão BOM dá acesso a uma grande operação que envolve cerca de 6 mil ônibus em circulação diária na RMSP, transportando mais de 4 milhões de passageiros por dia e totaliza mais de 10 milhões de cartões emitidos.

Os créditos eletrônicos dos cartões BOM Vale-Transporte e BOM Empresarial são adquiridos via web no site do Cartão BOM.

Bilhete de Ônibus Metropolitano – BOM

BOM é o Cartão de transporte da região metropolitana de São Paulo. Você pode utilizar linhas municipais e intermunicipais, trem, metrô e corredor ABD com o cartão. Monitorada de segunda a sexta, das 9h às 18h.

A liberação dos créditos pode ser realizada a bordo nos validadores de ônibus, nos terminais da Metra e estações do Metrô e CPTM.

Todos os clientes passam pela catraca e têm o mesmo atendimento dentro do ônibus.

Os clientes não precisam utilizar dinheiro e em caso de perda ou roubo do cartão os créditos poderão ser recuperados após o cancelamento.

 

Como faço para adquirir o cartão BOM?

Para solicitar o cartão, é necessário fazer um cadastro prévio na internet diretamente no site do cartao bom

 

Aplicativo VouD

O cliente do Cartão BOM pode contar com mais uma facilidade na hora de recarregar os créditos do seu cartão.

O VouD é um aplicativo de mobilidade urbana com funcionalidade de comparação de rotas e custos do deslocamento, tempo de viagem e localização de linhas.

Ao inserir o destino, você consegue visualizar todas as rotas possíveis; o tempo de viagem em cada uma delas; as linhas de ônibus, trem ou metrô que o leva até lá; além da duração de viagem de cada etapa do percurso escolhido.

Você também consegue comparar o custo de cada percurso, podendo optar pelo mais barato ou pelo mais rápido.

Ainda é possível saber que bilhetes de transporte são aceitos em sua rota escolhida (Bilhete Único ou Cartão BOM) e comprar créditos na hora, pelo próprio aplicativo, via cartão de crédito, caso não tenha saldo suficiente.

O VouD permite descobrir o horário em que o transporte passará no ponto ou estação de sua preferência, dando a oportunidade para que você se programe para estar lá no horário desejado, sem ter que perder tempo esperando pelo transporte. O serviço está disponível para as linhas da CPTM e ônibus* de São Paulo.

O aplicativo está disponível na Google Play e App Store. É muito fácil e simples, basta realizar o download, fazer um cadastro com e-mail e digitar o número do cartão de transporte. Automaticamente, o saldo disponível aparecerá na tela do celular, bem como a opção para compra de créditos.

O cliente terá opções de pagamento com os cartões de crédito Visa® ou Mastercard®.

 

Onde fazer Recarga para o cartão BOM?

Além da opção do Aplicativo, você também pode utilizar as opções abaixo:

 

 


Atualmente, estão disponíveis os seguintes tipos de cartão: Comum, Escolar, Vale-Transporte, Empresarial, Especial, Sênior – explicamos cada um abaixo:

.

.

.BOM Vale-Transporte

O BOM Vale-Transporte é o cartão concedido pelo empregador aos seus colaboradores que armazena créditos para utilização:

– Linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

– Corredor São Mateus/Jabaquara e em sua extensão Diadema/Berrini.

– Linhas municipais das cidades Arujá, Carapicuíba, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano, São Roque, Suzano e Taboão da Serra.

– Estações do Metrô e da CPTM.

Desta forma a empresa fica de acordo com a Lei nº 7.418/85 Art. 5º, onde diz que é proibido ao empregador substituir o Vale-Transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento.

 

BOM EMPRESARIAL

O BOM Empresarial é um cartão fornecido exclusivamente para as empresas, que demandam por um cartão que não esteja vinculado ao funcionário. É ideal para as situações definidas como “utilizações corporativas”, incluindo mão de obra temporária, prestadores de serviços, mensageiros, equipes de vendas etc.

O Cartão BOM Empresarial pode ser utilizado:

– Linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

– Corredor São Mateus/Jabaquara e em sua extensão Diadema / Berrini.

– Linhas municipais das cidades Arujá, Carapicuíba, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano, São Roque, Suzano e Taboão da Serra.

– Estações do Metrô e da CPTM.

 

BOM COMUM

O Cartão BOM Comum é destinado a todos os cidadãos que eventualmente utilizam:

– Linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

– Corredor São Mateus/Jabaquara e em sua extensão Diadema/Berrini.

– Linhas municipais das cidades Arujá, Carapicuíba, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano, São Roque, Suzano e Taboão da Serra.

– Estações do Metrô e da CPTM.

 

BOM ESCOLAR

O BOM Escolar é o cartão concedido aos alunos e professores dentro das regras para a concessão do benefício de acordo com a Resolução STM 10.

A Resolução dá direito ao desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

O benefício funciona nas linhas operadas pela Metra no corredor São Mateus / Jabaquara e Diadema / Berrini.

 

BOM SÊNIOR

Se você tem 65 anos ou mais, tem direito a solicitar o cartão BOM Sênior. E para garantir a gratuidade de sua passagem, será necessário:

– RG
– CPF
– Comprovante de Residência (água, luz, telefone, gás)

Com o Cartão BOM Sênior você poderá embarcar nas:

– Linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
– Linhas operadas pela Metra no corredor São Mateus/Jabaquara e Diadema/Berrini.
– Linhas municipais dos municípios de Arujá, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Mairiporã, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano, São Roque, Suzano e Taboão da Serra.
– Estações do Metrô e CPTM.

Para solicitação de 1ª. via por Whatsapp:

– Peça a 1ª via do seu cartão BOM Sênior gratuitamente direto pelo WhatsApp.
– Adicione o número (11) 3888-2200 na agenda, mande a palavra “oi” e siga os próximos passos.

Também é possível fazer aqui pelo site BOM, no atendimento via chat ou WhatsApp, disponível nos cantos inferiores.
Os dois canais de autoatendimento funcionam 24 horas, todos os dias.

Para solicitação da 1ª via do cartão BOM Sênior é necessário os seguintes dados e documentação, aceito nos formatos PNG, JPG e PDF:

– Data nascimento, Nome, E-mail, Endereço, Foto sua segurando RG ou CNH,  Foto da frente do documento com os dados legíveis, Foto do verso do documento com os dados legíveis (envio no horizontal), Foto de um comprovante de residência e  Foto do cliente para ser impressa no cartão

Para solicitação de 2ª via:

Entre em contato, o mais rápido possível, com a Central de Atendimento do Cartão BOM por telefone ou WhatsApp no número (11) 3888-2200 ou no site www.cartaobom.net e, receba em sua casa em até 06 dias úteis.

Importante:

A partir do dia 01/02/2021, devido ao decreto governamental 65.455, de 30 de dezembro de 2020, está  mantida a gratuidade para pessoas com 65 anos ou mais, nas passagens dos ônibus e intermunicipais da EMTU e nos trens do Metrô e CPTM.

Os cartões para passageiros entre 60 e 64 anos, emitidos até o dia 31/01/2021, foram bloqueados. Nesse caso, sugerimos a solicitação do cartão BOM Comum pelo nosso WhatsApp (11) 3888-2200.

 

BOM ESPECIAL

Cartão concedido às Pessoas com Deficiência Física, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme legislação vigente, garantindo assim isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais

da Região Metropolitana de São Paulo e nas linhas operadas pela Metra no corredor São Mateus/Jabaquara e Diadema/Berrini.

Com o BOM Especial o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. O cadastro do Cartão BOM Especial é feito nos postos de cadastramento da EMTU, concedendo até dois acompanhantes com o mesmo benefício do titular do cartão – válido apenas para um acompanhante por vez.

 

BOM MUNICIPAL

Agora o município pode contar com o Sistema do Cartão BOM para o pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais e municipais de ônibus.

Além dos cartões BOM Vale-Transporte, BOM Empresarial, BOM Comum e BOM Sênior, algumas cidades também implantaram o BOM Municipal Escolar, destinado aos alunos e professores.

O cartão BOM Municipal Escolar é aceito nas cidades:

  • Aruja
  • Ribeirao Pires
  • Rio Grande da Serra
  • Sao Roque
  • Taboao da Serra

 

SOLICITAÇÃO E RETIRADA DE 2ª VIA

»» CARTÕES BOM COMUM, VALE-TRANSPORTE, ESCOLAR E SÊNIOR

Para solicitar a segunda via do seu cartão BOM Comum, Vale-Transporte, Escolar ou Sênior, é necessário cancelar o antigo cartão.

Após o cancelamento, escolha uma das opções:

OPÇÃO 1 – Entrega em domicílio

Entrega via motoboy com pagamento por cartão de crédito ou boleto. O prazo de entrega é de até 6 dias úteis após confirmação do pagamento: Clique Aqui e peça o seu!

Abaixo a tarifa para emissão e entrega: BOM Comum, Escolar ou Sênior: R$ 25,11  e BOM Vale-Transporte: R$ 41,86

Lembrando que não são realizadas entregas da 1ª via do BOM Sênior, Escolar e Vale-Transporte.

OPÇÃO 2 – Agendamento para retirada nos Postos Poupatempo:

Se deseja emitir a 1ª via do cartão BOM Comum ou 2ª via dos cartões BOM Comum, Vale Transporte ou Sênior, realize o agendamento prévio direto no portal do Poupatempo acessando www.poupatempo.sp.gov.br

1. Acesse o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br);
2. Clique na opção Serviços;
3. Em seguida deve localizar a aba ” Transporte Coletivo” e selecionar “Cartão BOM- Grande SP”
4. Feito isso, deve clicar na opção “Se não conseguiu solicitar o serviço pela internet, clique aqui.”
5. Para conseguir agendar é necessário acessar o portal do Poupatempo com o CPF e senha ou cadastrar-se na plataforma.
6. Depois de logado como cliente, deve escolher a data, horário e local disponível para seleção.
7. Para finalizar, basta confirmar o agendamento.

Lembrando que o agendamento só poderá ser realizado após logar no site do Poupatempo.

 

OPÇÃO 3 – Agendamento para retirada nos nossos Postos presenciais:

Retirada: Para segurança de todos, seguimos rigorosamente os horários agendados e o distanciamento social.

Postos disponíveis: Itapecerica, Metra São Mateus, Metra Diadema, Luz, Barra Funda e Mogi das Cruzes;

Tarifa de 2ª via de cartão para retirada: Vale-Transporte R$33,50 e BOM Comum: R$ 16,75

Prazo: conforme agenda disponível.

Retirada por terceiros: Permitida desde que o responsável escreva uma carta de próprio punho autorizando.

O autorizado deve levar RG/CNH do titular + RG/CNH do responsável + Carta devidamente assinada conforme instruções clicando aqui.

Para fazer o agendamento diretamente, clique aqui

 

  • Telefones: 0800-771-1800 (ligações da capital e regiões metropolitanas) e (11) 3888-2200 (ligações de celular)