A Prefeitura de São Paulo divulga o cronograma de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os donos de imóveis têm a opção de parcelar em até 10 vezes ou pagar à vista, com desconto de 3%.
De acordo com a prefeitura, os contribuintes receberão inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a escolha de pagamento à vista ou da primeira parcela. Para quem escolher parcelar, será enviado um formulário único com todos os boletos das parcelas subsequentes, a serem pagas mensalmente, seguindo as datas de vencimento de cada parcela.
Os residentes podem conferir no edital as datas de vencimento do IPTU. Para todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para pagamento à vista ocorrerá em fevereiro. Os pagamentos podem ser feitos a partir de 15 de janeiro, através da 2ª via do boleto online.
A data de vencimento será:
- No dia escolhido pelos contribuintes que optaram pela atualização cadastral
- No dia 09 ou 14, para os contribuintes sem escolha prévia
- No dia 20, para os que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, com primeira parcela em março.
É importante ressaltar que os vencimentos em dias sem expediente bancário serão transferidos para o próximo dia útil, sem acréscimo.
Préfer parcelado ou à vista?
Economistas recomendam o parcelamento do IPTU, mesmo para quem tem recursos para pagar à vista. Com uma taxa de aproximadamente 8,5% ao ano, o parcelamento se mostra mais vantajoso caso haja uma aplicação com rendimento superior a 0,68% ao mês. A Selic, por exemplo, com taxa de 9,25%, é opção mais rentável para manter o dinheiro aplicado enquanto parcela o imposto.
Patrícia Palomo, especialista em educação financeira, também sugere o parcelamento como opção mais interessante para os contribuintes, diferentemente do que ocorre com o IPVA. Para quem tem recursos disponíveis em aplicações com liquidez diária, pagar à vista pode ser vantajoso no caso do IPVA, mas com o IPTU, investimentos oferecem retorno mais atrativo no período.
Compartilhe:
Agora, compartilhe essa informação para ajudar outros contribuintes a tomarem a melhor decisão financeira para o pagamento do IPTU em São Paulo.