Prefeitura de São Paulo divulga calendário do IPTU 2024 – detalhes da Subprefeitura da Mooca

A gestão municipal de São Paulo publica hoje o Anúncio do IPTU 2024, com o calendário de entrega das notificações de lançamento do imposto, no Diário Oficial do Município e no website https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/. Os cidadãos podem verificar as datas de vencimento do IPTU no anúncio: para todos os imóveis, a primeira parcela vence em fevereiro.

Quem escolher quitar o IPTU integralmente receberá um desconto de 3% no tributo. Além de evitar esquecimentos e encargos adicionais, o pagamento à vista oferece a comodidade de resolver tudo de uma vez. A opção de parcelamento em até dez vezes também está disponível.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024 não serão enviados boletos mensais de pagamento do IPTU para os contribuintes que não pagarem integralmente. A notificação inicial trará a possibilidade de pagamento à vista ou da primeira parcela. Para quem optar pelo parcelamento, todos os boletos para as parcelas subsequentes serão disponibilizados em um único formulário, possibilitando pagamentos mensais conforme os vencimentos.

Novas Formas de Pagamento
Em 2024, além das opções tradicionais, os residentes de São Paulo poderão usar o sistema PIX para quitar o imposto. Para gerar a guia de pagamento com o código, o contribuinte deve acessar exclusivamente o site IPTU.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo alerta que não envia cobranças ou links para pagamento por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

  • Ao optar por PIX, é importante seguir estas orientações:
    • Emitir a guia de pagamento no site oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, no endereço IPTU.prefeitura.sp.gov.br;
    • Beneficiário do pagamento: Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
    • Banco emissor do QR Code: Banco Bradesco S/A.

O pagamento do IPTU 2024 pode ser efetuado nos terminais de autoatendimento e no internet banking dos bancos credenciados, sem necessidade de documento impresso, bastando o número de cadastro do imóvel. Também é possível pagar nas lotéricas e nos guichês de caixa, necessitando do documento impresso.

Para os contribuintes que optaram pelo débito automático em anos anteriores, essa opção continua válida para 2024. Quem ainda não aderiu a essa modalidade deve pagar a 1ª parcela pelos meios convencionais, podendo selecionar o débito automático até o vencimento dessa parcela, com vigência a partir da 2ª parcela.

Acesse o anúncio do IPTU 2024. https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/mooca/edital IPTU 2024 (1″>Clique aqui.pdf).