A prefeitura de São Paulo está disponibilizando a consulta do valor do IPTU para o ano de 2024 a partir desta segunda-feira (15).
Para verificar o montante do imposto a ser pago neste ano, é necessário ter em mãos o cadastro do imóvel.
De acordo com a administração municipal, o IPTU terá um reajuste de 4,3% em 2024 com base nos valores unitários do metro quadrado da construção e do terreno de todos os imóveis.
Esse aumento corresponde à inflação de 2023 medida pelo IPCA, divulgado pelo Banco Central do Brasil em 11/12/2023, conforme informado pela Secretaria da Fazenda.
A consulta está disponível no site da prefeitura de São Paulo, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h. A emissão do boleto de pagamento das parcelas também pode ser feita online, em um hotsite exclusivo criado para auxiliar os contribuintes.
Calendário de Pagamentos
A primeira parcela ou o pagamento à vista do IPTU vence no mês de fevereiro, entre os dias 1º e 29. Os contribuintes podem consultar as datas de vencimento para todos os imóveis nos seguintes prazos:
– No dia escolhido: para os que atualizaram seus dados cadastrais;
– No dia 9 ou 14: para os que não escolheram a data de pagamento;
– No dia 20: para quem optou pela notificação por administradoras de imóveis, com vencimento da primeira parcela em março;
– eg2024011704229664.pdf”>Clique aqui para acessar o calendário.
Ao efetuar o pagamento à vista, o contribuinte garante um desconto de 3% no imposto. Além disso, é possível parcelar em até dez vezes. Em 2024, a novidade é a possibilidade de utilizar o sistema Pix como forma de pagamento.
Para gerar a guia de pagamento, é necessário acessar o site iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda alerta que não envia cobranças ou links de pagamento por e-mail, SMS ou WhatsApp.
A consulta online dos valores do IPTU em 2024 ainda não está disponível, mas o pagamento poderá ser feito através da segunda via do boleto emitida pela internet a partir de 15 de janeiro de 2024 em www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.
Outras Formas de Pagamento
Além disso, o pagamento do IPTU 2024 poderá ser efetuado nos terminais de autoatendimento, pelo internet banking, nos guichês de caixa e lotéricas. Para esses últimos, é imprescindível ter o documento impresso. O débito automático também é uma opção, para os contribuintes que já aderiram nos anos anteriores e para aqueles que desejam aderir, a opção é válida a partir da segunda parcela.
Essas são as diversas formas de pagamento disponíveis para facilitar a quitação do IPTU em 2024 e garantir que todos os contribuintes possam cumprir com suas obrigações tributárias em São Paulo.