O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 2024 terá um desconto maior para o pagamento à vista do que a correção anual do tributo, de acordo com um decreto publicado no Jornal Oficial do Município.
O decreto, de autoria do prefeito Mario Botion, estabelece que a correção do imposto em 2024 será de 4,68%, correspondente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-IBGE) de dezembro de 2022 a novembro de 2023.
No entanto, o mesmo decreto determina um desconto de 5% para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista do tributo. Assim, a escolha por essa modalidade de pagamento será mais benéfica do que o parcelamento.
O IPTU será cobrado a partir de abril, com datas específicas baseadas na inscrição do imóvel. Além do pagamento à vista (com vencimento em abril), os contribuintes têm a opção de parcelar em nove vezes (de abril a dezembro) em valores fixos.
Atualmente, o IPTU é o imposto com maior arrecadação para o município, juntamente com o ISSQN, sendo os únicos tributos cuja arrecadação é exclusiva da prefeitura.
—
Artigos Relacionados:
3. 1370104042024174149.jpg”>Guias de IPTU começam a vencer no dia 10; desconto à vista será de 5%